Para que serve um inversor de frequência?

inversor de frequência

O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico que varia a velocidade de giro de um motor de indução trifásico. Para isso, o aparelho transforma corrente elétrica alternada fixa em corrente elétrica CA variável, controlando a potência consumida pela carga por meio da variação de frequência entregue pela rede. 

Como funciona um motor trifásico?

Os motores de indução trifásicos possuem alta eficiência, baixo custo, robustez e um sistema de distribuição de energia feito em corrente alternada (CA). 

Por isso, o motor trifásico pode ser utilizado para diversas funções e pode ser facilmente encontrado na indústria. 

A velocidade do motor trifásico é constante, variando em função de cargas acopladas e na utilização do inversor de frequência. 

O aparelho funciona com base no campo magnético girante, que surge quando um sistema de alimentação de corrente alternada é aplicado em pólos defasados de 120° entre si.

A velocidade de rotação do motor trifásico é relacionada com a velocidade gerada pelo campo magnético girante. Essa velocidade é chamada de síncrona, devido ao número de pólos do motor e da frequência da rede a qual está ligado. 

Como funciona o inversor de frequência?

Como já mencionado, o inversor de frequência é um dispositivo eletrônico cuja função é variar a rotação de um motor trifásico por meio da mudança de frequência que ele proporciona em seus contatos de saída. Por isso, é possível alterar facilmente a velocidade que o motor irá trabalhar. 

Fora de estoque

Inversor de frequência

Inversor de Frequência MW500

Fora de estoque

Inversor de frequência

Inversor de Frequência CFW701

Fora de estoque

Inversor de frequência

Inversor de Frequência CFW501

A frequência oferecida pela rede estipula a velocidade síncrona do campo elétrico onde o motor trabalha. Por sua vez, o inversor de frequência atua mudando a frequência na entrada do motor. Se a frequência for maior, consequentemente a velocidade do motor também será maior, mas se a frequência for menor, a velocidade também será menor. 

Usar um inversor de frequência pode causar diversos benefícios, como explorar o funcionamento do motor e condições não descritas nas suas características construtivas, por exemplo.

Além disso, você terá mais flexibilidade de velocidade com segurança e precisão. É possível controlar a velocidade do motor sem grandes perdas de torque, aceleração suave por meio de programação, frenagem direta no motor sem necessidade de freios mecânicos e diversas outras maneiras de programação de velocidade, dependendo das suas necessidades. 

Confira outras vantagens do inversor de frequência:

  • Substituição de variadores mecânicos e eletromagnéticos
  • Automatização, segurança e flexibilidade em processos industriais 
  • Instalação simples 
  • Diminuição de choques mecânicos na partida do motor 
  • Precisão e processos 
  • Menos intervenção humana
  • Economia de energia elétrica e maior durabilidade de engrenagens, polias e outros componentes mecânicos

Na MP Automação você encontra motores elétricos trifásicos e invesores de frequência de qualidade e confiança. Solicite um orçamento com um de nossos especialistas!