O que são e como funcionam as fontes de energia alternativa para a indústria?

fontes de energia alternativa para a indústria

Você sabia que a eletricidade é um dos maiores gastos dentro de uma indústria? Como ela é um recurso essencial para utilizar máquinas, iluminar as dependências da fábrica e do escritório e aquecer ou resfriar, é preciso investir em fontes de energia alternativa para a indústria. Dessa forma, sua empresa pode se tornar ainda mais competitiva dentro do seu mercado de atuação. 

Essa ação é capaz de reduzir custos, gerar sustentabilidade e melhorar a imagem da empresa perante consumidores, parceiros e concorrentes. Isso acontece porque todos irão ver que a indústria é responsável ambientalmente, além de você não precisar sofrer com variações tarifárias e falhas no fornecimento. 

Hoje, vamos explicar quais são as fontes de energia alternativa para a indústria e como utilizá-las dentro da sua empresa. Confira! 

O que são fontes de energia alternativa?

No Brasil, grande parte da energia elétrica vem das usinas hidrelétricas. Mas, nos períodos de estiagem, ou seja, quando ocorre escassez de recursos hídricos, o governo aciona as usinas térmicas que funcionam a partir do uso de combustíveis fósseis, como o diesel, por exemplo. 

Esse tipo de usina pode causar grandes problemas no meio ambiente, pois a queima de hidrocarbonetos emite gases poluentes na atmosfera. Isso pode causar danos à saúde pública e intensificar o efeito estufa. 

Atualmente, existem algumas alternativas que controlam a emissão dos poluentes e incentivam o uso de fontes renováveis para a geração de energia. Mesmo com esses estímulos, ainda é necessário percorrer um longo caminho para que as fontes de energia alternativa para a indústria sejam utilizadas amplamente. 

Os combustíveis fósseis também são usados para ligar alguns equipamentos, em veículos e em geradores de energia. Além do diesel e do gás natural, algumas empresas também utilizam carvão para produzir energia. 

Esses recursos não são sustentáveis e podem causar grandes gastos para a indústria, levando em consideração que em alguns segmentos, o uso da energia elétrica representa 40% do custo de operação. 

Por isso, é tão importante investir em fontes de energia alternativa para a indústria. Veja outras vantagens:

  • Independência de bandeiras tarifárias e de reajustes impostos pelas distribuidoras de energia 
  • Mais sustentabilidade 
  • Melhora da imagem institucional e uma equipe comprometida com ações que promovem a eficiência energética 
  • Prioridade no uso de fontes renováveis e limpas 
  • Mais economia no dia a dia 

Quais são as fontes de energia alternativa para a indústria?

Energia solar 

Os raios solares são capazes de gerar dois tipos de energia: a térmica e a fotovoltaica. Para aproveitar essa fonte de energia renovável, é necessário instalar painéis solares. 

No caso da energia térmica, usada para aquecer água e outros fluidos, é preciso usar um boiler para manter os líquidos aquecidos em processos industriais, refeitórios e instalações sanitárias. 

A energia fotovoltaica representa o processo de conversão de luz solar em eletricidade. Assim, é gerada por um sistema e utilizada para equipamentos, geração de calor, refrigeração e iluminação. Caso aconteça geração excedente, é possível fornecer energia para a rede de distribuição. 

Energia eólica 

A energia eólica é gerada pela movimentação de turbinas acionadas pelo vento. Por isso, é uma das fontes de energia alternativa para a indústria mais baratas, além de não gerar ruídos ou poluição. 

Mesmo que não seja possível instalar uma usina eólica no seu negócio, você pode consumir energia de uma empresa geradora. 

Energia produzida a partir de biomassa 

A biomassa é um resíduo de matéria orgânica. Na maioria das vezes, é de origem vegetal. Essa fonte de energia renovável é mais usada em indústrias relacionadas à cana-de-açúcar, que produz açúcar e etanol utilizando os resíduos da própria cana, também conhecido como vinhaça. 

Hoje em dia, já é possível transformar a biomassa em açúcares celulósicos, que podem ser usados no lugar de polímeros em processos industriais. 

Para converter a biomassa, é necessário usar alta pressão e água em temperatura elevada, que também pode ser aquecida usando energia térmica. 

Biogás e biometano 

O biogás é gerado a partir de decomposição de matéria orgânica quando há falta de oxigênio. Já o biometano é o resultado do processo de purificação do biogás. Dessa forma, ele consegue atingir características muito parecidas com as do gás natural de origem fóssil. 

Essa fonte de energia renovável é fundamental para a economia circular, pois pode trazer algumas vantagens, como:

  • Necessidade de energia para geração de calor e movimentação de máquinas e outros itens 
  • Destinação adequada de resíduos que seriam encaminhados para aterros sanitários

Energia hidráulica 

A energia hidráulica é criada por um óleo ou fluido industrial sob pressão para geração de energia mecânica. É utilizada em máquinas pesadas e outros equipamentos importantes para empresas e condomínios, como os elevadores. 

Alguns de seus benefícios são não emitir poluentes, ser renovável e gerar baixo custo operacional. 

Além de adotar práticas que evitam o desperdício de energia, também é importante aplicar uma mudança de cultura organizacional para os funcionários e gestores. Dessa forma, o novo sistema baseado no uso de fontes de energia alternativa para a indústria será usado de maneira adequada e irá atender todas as necessidades da sua empresa. 

Para isso, vale a pena promover ações educativas e investir na manutenção dos equipamentos. Também é essencial mudar alguns itens estruturais, como substituir lâmpadas comuns por LEDs e usar sistemas que podem trazer mais conforto técnico. 

Gostou do nosso conteúdo? Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a equipe da MP Automações!