Como economizar energia na indústria?

economizar energia na indústria

De acordo com dados da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) a taxa de consumo de energia dessas empresas chega até 41% de tudo que é produzido no Brasil. Por isso, economizar energia na indústria é importante para reduzir gastos e colaborar com a sustentabilidade. 

Atualmente, o preço da energia elétrica aumenta a cada ano, gerando um grande custo para as indústrias. Confira nesse texto algumas dicas para diminuir o consumo desse recurso. 

Dicas para economizar energia na indústria 

Classifique a empresa de maneira correta 

Quando entendemos como e porquê pagamos por algo, fica mais fácil identificar formas de economizar nessa questão. Falando especificamente de energia elétrica, algumas indústrias estão classificadas de maneira errada. Por isso, acabam pagando mais na conta de luz do que deveriam. 

Essa classificação depende de algumas características da sua empresa. Caso tenha dúvidas nesse processo, existem profissionais especializados que podem te ajudar. 

Preste atenção no nível de demanda e consumo 

Você já comprou algo que queria e depois se arrependeu porque não precisava daquilo e poderia ter comprado um item mais útil com o dinheiro? A mesma coisa pode acontecer dentro da gestão de uma indústria. 

Se não for planejada com antecedência, alguns investimentos podem estar inadequados em relação ao nível de demanda e consumo. Isso irá gerar mais gastos e desperdício de recursos. 

Para te ajudar, você também pode contar com os conhecimentos de um profissional especializado no assunto. Ele irá levar em consideração a sazonalidade de produção e as necessidades reais da empresa. 

Fique de olho no nível de tensão 

Outro ponto importante é o nível de tensão utilizado pela indústria. Mesmo que as tarifas de energia sejam modificadas conforme a função da tensão, também é possível adequar o nível para ter uma tarifa mais acessível para o seu negócio. Para isso, é necessário investir em um transformador, que irá gerar uma redução de custos no futuro. 

Escolha bem a empresa de energia 

A empresa de energia elétrica pode fazer toda diferença na economia. Consumidores residenciais não têm essa opção, mas empresas podem contratar a companhia que desejarem. 

Vale a pena pesquisar empresas que oferecem vantagens interessantes para economizar energia na indústria. Você também pode produzir a própria energia, mas essa iniciativa demanda um investimento maior. 

Cuidado com a ventilação e ar condicionado

Modernizar sistemas de ventilação e ar condicionado pode resultar na redução de 30% do consumo de energia na indústria. Ainda que esse investimento seja um pouco alto, valerá a pena a longo prazo. 

O mais recomendado é o sistema de gerenciamento de energia, que utiliza supervisórios e multimedidores descentralizados. Outra dica importante é definir algumas zonas onde as máquinas podem ser desligadas em alguns momentos do dia. 

Invista em manutenção 

Você sabia que o ar comprimido é um dos recursos mais caros da indústria? Você pode economizar nessa questão investimento em manutenções preditivas e preventivas. Também é importante fazer revisões periódicas nos canais de distribuição. Assim, você consegue eliminar o que não está mais sendo utilizado. 

Essas etapas são importantes na gestão da indústria, pois vazamentos e desgastes no maquinário causam aumento no consumo de energia e diminuem a eficiência da compressão. 

A iluminação também é importante

A iluminação é a área mais fácil de economizar energia na indústria. Você pode fazer algumas mudanças simples, como:

  • Use luzes LED em ambientes internos e externos 
  • Tente aproveitar ao máximo a luz natural 
  • Instale sensores que desligam as luzes quando não há ninguém no ambiente 
  • Instale fotocélulas em ambientes externos 

Conclusão 

Ao economizar energia na indústria, você terá desperdício zero desse recurso e também terá uma produção adequada com as demandas ambientais. 

Ainda que equipamentos mais eficazes tenham um valor maior, eles acabam valendo mais a pena do que os que custam menos, mas também produzem em uma quantidade menor. 

Ao usar a energia de forma eficiente, você terá aumento de qualidade, produtividade e lucro. Para isso, conte com os equipamentos e produtos da MP Automação. Com eles, você pode alcançar mais produção e economizar energia elétrica na indústria. Visite nosso site e saiba mais!