5 tipos de falhas na instalação elétrica industrial

falhas na instalação elétrica industrial

Falhas na instalação elétrica industrial demandam ainda mais atenção em comparação a outros locais, pois além de danificar permanentemente máquinas, produtos e ferramentas, podem colocar a vida de muitas pessoas em risco. 

Por isso, é fundamental conhecer os principais tipos de falhas na instalação elétrica industrial. Dessa forma, é possível evitar futuros problemas e saber como examinar as falhas que já existem. Acompanhe esse texto e saiba mais sobre o assunto. 

5 tipos de falhas na instalação elétrica industrial

Sobrecarga elétrica 

Muitas pessoas não dão a devida preocupação para a sobrecarga elétrica. Mas, esse problema pode danificar fios e outros materiais. 

A sobrecarga elétrica acontece quando muitos aparelhos estão conectados na mesma tomada. Assim, a corrente elétrica se torna maior do que a capacidade dos fios e cabos de suportá-la. Por isso, eles aquecem e danificam. 

Curto-circuito 

O curto-circuito é uma das falhas na instalação elétrica industrial mais comuns. Ele ocorre quando uma força elétrica muito acima do normal passa por um circuito que não consegue suportar essa carga. Dessa forma, acontece uma descarga que pode danificá-lo. 

Por isso, é comum que no curto-circuito ocorram reações violentas, como explosões, faíscas, fogo e dissipação de calor. 

Disjuntores incompatíveis 

Outra falha comum na instalação elétrica industrial é a utilização de disjuntores incompatíveis com os fios e cabos elétricos conectados a eles.

Quando a corrente do disjuntor não é compatível com a capacidade de condução da corrente, os cabos ficam desprotegidos, aumentando as chances de um curto-circuito. 

Falta de aterramento 

Os órgãos de segurança que padronizam as normas elétricas obrigam o aterramento em todo tipo de instalação elétrica, principalmente nas indústrias. 

Esse processo, caso seja feito da maneira certa, impende que as descargas elétricas danifiquem os eletrodomésticos e outros objetos, além de evitar choques. 

Tomadas insuficientes 

Dentro da indústria, é essencial que sejam instaladas o número de tomadas necessárias para o bom funcionamento da empresa. Assim, você irá otimizar a produtividade da sua equipe e evitar o uso de benjamins, que permite que vários equipamentos com cargas elétricas diferentes sejam conectados na mesma tomada. 

O uso excessivo de benjamins pode gerar sobrecarga, colocando em risco todos os equipamentos. Além disso, também aumentam as chances de curto-circuito. 

Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para conferir mais dicas como essas!