5 dicas de como economizar água na empresa

economizar água na empresa

Economizar água na empresa é uma ótima maneira de reduzir custos e preservar o meio ambiente. Assim, você diminui gastos com esse recurso, que representam um valor alto para a maioria dos negócios e também cuida da natureza. 

Por esses e outros motivos, economizar água na empresa é uma atitude tão importante. Para isso, é necessário estipular e aplicar estratégias eficazes e que vão mudar a rotina do seu negócio. Continue lendo esse texto e confira as melhores dicas!

5 dicas de como economizar água na empresa 

Analise seu nível de consumo 

Antes de saber quais as melhores práticas para economizar água na empresa, é necessário entender como você e seus funcionários estão consumindo esse recurso. Dessa forma, você consegue identificar em quais setores o gasto é maior. 

Além disso, você também estará ciente sobre quais pontos a economia tem maior potencial e começar a pensar em quais maneiras você pode atingir seu objetivo. 

Cuide dos seus equipamentos 

Investir em manutenção é uma das melhores maneiras de economizar água na empresa. Isso acontece porque, atualmente, o mercado oferece diversos equipamentos que ajudam a controlar o consumo de água de forma mais eficaz. 

Um bom exemplo é a torneira com pressão mais elevada e os arejadores. Eles aumentam o volume do fluxo de água sem que isso resulte em um consumo maior. As torneiras com sensores e as descargas sanitárias com opção de vazão também podem ser instaladas. 

É importante lembrar que a instalação de novos equipamentos não exclui a necessidade de revisão e manutenção periódica. Assim, você consegue evitar possíveis vazamentos, que podem causar consumo excessivo de água. 

Pense em formas de reutilizar a água 

Em algumas ocasiões, a água pode ser reaproveitada e reutilizada na sua empresa. É comum que esse recurso seja usado em processos de limpeza, por exemplo. 

Se você quiser e puder, também há investimentos para reutilizar a água dentro do seu negócio. Antes, é necessário passar por uma avaliação para se certificar de que é uma escolha viável. 

Utilize a água da chuva 

Reutilizar a água da chuva também é uma bela estratégia para economizar água na empresa. Para isso, é necessário investir em um sistema de captação. Porém, esse investimento representa um retorno bastante positivo, visto que em muitos casos a empresa não continua dependente de concessionárias da região. 

Crie campanhas de conscientização 

De nada adianta investir em novos equipamentos e manutenção periódica se os funcionários da empresa não estão engajados em economizar água na empresa. Sendo assim, as campanhas de conscientização são extremamente importantes. 

Para isso, é fundamental informar sobre formas de economizar o recurso e quais são as consequências do desperdício para a empresa e para o meio ambiente. Você pode convidar palestrantes, fazer cartilhas, jornal mural ou mandar mensagens na intranet ou e-mail corporativo. 

Ao implementar no dia a dia as dicas mencionadas nesse texto, você terá diversos benefícios. Além de economizar água na empresa, também é importante reduzir o consumo de outros itens, como a energia elétrica. É possível investir em fontes alternativas de abastecimento limpas e renováveis. 

Gostou das nossas dicas? Continue de olho no Blog da MP Automação para mais conteúdos como esse!