Ethernet industrial: o que é e como funciona?

ethernet industrial

Você já ouviu falar sobre ethernet industrial? Essa tecnologia foi criada em 1973 pela empresa Xerox Palo Alto Research Center, conhecida por também inventar o mouse e a impressora a laser. Robert Metcalfe descreveu o potencial da tecnologia de rede local em um relatório. 

Ele também foi responsável por criar a LAN (Local Area Network, ou rede área local). São dispositivos interligados de forma física, conhecida como ethernet, uma tecnologia de arquitetura de conexão de redes locais. 

Agora que você já sabe o que é ethernet, vamos explicar o que significa ethernet industrial e como ela pode ser aplicada na sua empresa. Acompanhe! 

O que é ethernet industrial?

Existem diversos tipos de ethernet industrial, como a Profinet, Ethernet/IP e Ethercat. Hoje, vamos falar especificamente da Ethernet/IP, que é o modelo mais utilizado. 

Por ser um meio físico de interligação, a ethernet industrial demanda um espaço. Os desenvolvedores da Ethernet/IP estipularam um novo protocolo exclusivo para a indústria. 

Para que a ethernet industrial funcione, é necessário conectar os dispositivos que estão no chão da fábrica entre si e com os CLPs. 

Como essa rede pode ajudar na automação industrial?

A ethernet industrial permite que você tenha acesso a uma grande disponibilidade de dados e pontos de acesso em diversos locais da linha de produção. Também possibilita a transmissão de informações em formato de imagem e texto para formar relatórios mais detalhados e eficientes. 

Além disso, é importante ressaltar a possibilidade de configuração, suporte e manutenção remota. Mas, se você deseja utilizar a ethernet dentro da fábrica, é necessário procurar e instalar um protocolo específico para esse objetivo. Caso você instale uma rede comercial, por exemplo, não terá os mesmos resultados. 

Quer saber mais sobre o assunto e as novidades na área industrial? Não deixe de acompanhar o blog da MP Automação! Nossos conteúdos são criados para te ajudar no dia a dia e fazer sua empresa crescer ainda mais!

Abrir bate-papo
Olá!
Como podemos te ajudar?