Automação é uma variante de automatização e vem do latim Automatus, cujo significado é “mover-se por si”. Automação significa o ato de automatizar. Hoje, a palavra é largamente empregada quando o assunto é a substituição do trabalho do ser humano pelo emprego da eletrônica.
Automação pode expressar a um sistema que utiliza processos automáticos na realização de atividades e na verificação de seu próprio funcionamento em trabalhos antes feitos pelo ser humano.
Outro exemplo de automação é o que acontece quando uma pessoa passa grande parte do tempo executando uma mesma função; com a repetição, o ser humano usufrui uma ”quantia” menor do cérebro na execução de uma mesma tarefa, podendo fazê-la mais rapidamente (”Automaticamente”) e com menores chances de erro.
O contexto de automação está interligada à ideia das máquinas, que agilizam as tarefas aumentando a produtividade quase sempre sem a interferência humana. Entretanto há um tipo de automação que se enquadra ao trabalho humano que é realizado em muitas indústrias, de forma contínua e repetitiva, quase “robotizada”.
Mas o que é Automação Industrial?
A automação industrial teve seu ponto de partida após 1950 com o desenvolvimento da eletrônica. Esta permitiu o aparecimento da informática e a automação das indústrias, com a utilização de modernas técnicas de produção, com destaque para a robotização, isto é, o uso de robôs controlados por computadores que realizam o trabalho de seres humanos, substituindo-os na produção de bens econômicos ou mercadorias. A automação exerce grande importância para a modernização dos processos industriais.
A automatização dos processos agregam gerando melhorias,aplicadas para as pessoas e para as indústrias e os principais benefícios da automação industrial para as indústrias são:
-
Aumento de produtividade
-
Melhoria de qualidade do produto final
-
Redução de custos
-
Competitividade
O mercado de automação é inserido nos seguimentos basicamente gerais da industria como:
Automobilística ,Química ,Alimentícia ,Agrícola ,Farmacêutica ,Petroquímica ,Metalúrgica
Atualmente dificilmente podemos pressupor que alguma indústria possa funcionar, sem sistemas automatizados e com execução exclusivamente do trabalho humano para a fabricação de produtos.
Independente do porte da empresa, as organizações necessitam de algum tipo de equipamento ou sistema que apoie seus processos produtivos, tanto por conta das evoluções diárias , ou por segurança dos funcionários ou envolvidos.
O profissional tem como funções dentro da empresa como por exemplo: desenvolvedor de sistemas de automação ,supervisor de montagem e manutenção de sistemas automatizados ,integrador de sistemas de automação, mantenedor de sistemas de automação, consultor de tecnologias para automação, e vendedor técnico de sistemas e equipamentos automatizados.
Com responsabilidade o engenheiro no ramo de controle e automação tem como principal direção por mover o setor industrial, realizando atividades técnicas de extrema importância.
Quer saber mais sobre este conteúdo ?
Acompanhe nos no Facebook, ou contate nós.
https://www.facebook.com/mp.automacao/?ref=settings