Ícone do site MP Automação

Sensor ultrasonico

Sensores Ultrassônicos

Os versáteis de precisão.

Seja o registro de posição, a medição de distância ou o registro de meios sólidos, em pó ou líquidos – os nossos sensores ultrassônicos são versáteis e precisos.

Medir níveis, alturas ou curvaturas, controlar presença e contar objetos – sem contato. De aplicação universal, eles trabalham independentemente da cor e das características da superfície. Não influenciados por objetos transparentes com reflexões intensas. A névoa, poeira ou sujeira também não representam um problema.

A sua alta resolução e as suas zonas cegas pequenas garantes precisão excepcional. E graças à grande zona de detecção, mesmo distâncias grandes em relação ao objeto não se configuram como um obstáculo.

Os sensores ultrassônicos da Balluff diferenciam-se através do seu sinal de saída. Por meio de uma versão de comutação e uma versão analógica, é possível tanto detectar e contar objetos de modo confiável como também determinar distâncias com altíssima precisão. Isto garante a aplicação versátil.

Outra vantagem: Em razão das diferentes funções de saída, os nossos sensores ultrassônicos podem ser utilizados como contato normalmente fechado ou contato normalmente aberto.

Os sensores de proximidade ultra-sonicos podem ser usados como dispositivos de detecção sem contato em muitas áreas da automação. Permitem detectar de forma precisa, flexível e confiável objetos de materiais, formas, cores e texturas diversos. As possibilidades de aplicação são diversas como: • Detecção de nível e altura • Medida de separação • Medida de diâmetro em bobinas • Contagem de objetos Materiais transparentes, independentes de cor   e presentes em ambientes sujos ou com vapores, podendo até   mesmo estar em estado líquido, podem ser detectados com total   segurança.

 

Funcionamento

O princípio de funcionamento dos sensores ultrassônicos está baseado na emissão de uma onda sonora de alta frequência, e na medição do tempo levado para a recepção do eco produzido quando esta onda se choca com um objeto capaz de refletir o som.

Eles emitem pulsos ultrassônicos ciclicamente. Quando um objeto reflete estes pulsos, o eco resultante é recebido e convertido em um sinal elétrico.

A detecção do eco incidente, depende de sua intensidade e esta da distância entre o objeto e o sensor ultra-sônico. Os sensores ultra-sônicos funcionam medindo o tempo de propagação do eco. Isto é, o intervalo de tempo medido entre o impulso sonoro emitido e o eco do mesmo. A construção do sensor faz com que o feixe ultra-sônico seja emitido em forma de um cone.

Sensores Ultra-sônicos Tecnologia para compensação de temperatura Os sensores de proximidade das séries compactas M30 K2, M30 K3 e M18 estão equipados com sensores de temperatura e circuito de compensação para corrigir as mudanças de distância de trabalho causados por flutuações da temperatura. Sincronização Nas séries compactas M30 K2, M30 K3 e M 18 é possível sincronizar vários sensores; para isso basta com interligar as saídas de sincronização dos mesmos. É possível sincronizar até 10 sensores (ou 6 nos casos da série compacta 0). Isto permite que os sensores possam ser instalados muito próximos uns dos outros, sem causar interferência mútua.

Programação:

• Para programar os sensores das séries compactas M18, M30 K2   e M30 K3

• Alguns dos valores que se podem ajustar são:

Sensores Ultrassônicos

Sensores para Zona EX 2/22 Sensores Ultrassônicos para uso em atmosferas potencialmente explosivas classificadas como zona 2/22.

Os sensores de proximidade ultrassônicos PXS800 estão homologados de acordo com a norma EU 94/9/EG (ATEX), anexo VIII.

A homologação é válida para:

• Atmosferas de gás EX II 3G EEx nA II T6 X

• Atmosferas de pó EX II 3D IP65 T 80 °C X O funcionamento dos sensores ultrassónicos com homologação ATEX é idêntico ao dos sensores ultrassónicos normais.

Destaques

 

Sair da versão mobile