Ícone do site MP Automação

Eficiência energética na indústria: 7 dicas de como começar

eficiência energética na indústria

Você sabe o que significa eficiência energética na indústria? É produzir mais gastando menos energia. Para isso, é necessário reduzir custos, como economizar na conta de luz, por exemplo. 

O setor industrial é responsável por 31,7% do consumo de energia do Brasil. Por isso, é tão importante adotar medidas para a redução de consumo. Além disso, a energia elétrica representa 40% dos gastos na produção industrial brasileira.

Hoje, vamos te mostrar algumas dicas para garantir a eficiência energética na indústria e melhorar os resultados do seu negócio. Acompanhe! 

7 dicas para implantar a eficiência energética na indústria 

Motores elétricos, refrigeração, ar comprimido e iluminação representam mais de 50% dos custos com energia elétrica nas empresas, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

Por ser o setor que mais consome esse recurso, é fundamental adotar práticas para eficiência energética na indústria. 

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para evitar o desperdício no consumo de energia. Confira! 

Cuidado com os monitores elétricos 

Um dos fatores que podem auxiliar na diminuição do consumo de energia é investir em motores de alta eficiência energética. Porém, sabemos que não é algo tão acessível, mas é possível fazer pequenas ações dentro da produção industrial que podem levar ao mesmo resultado.

Iluminação também deve ser levada em conta 

A iluminação deve estar adequada ao tipo de atividade que a sua indústria desenvolve e as suas rotinas de produção. 

Para isso, é necessário fazer o cálculo luminotécnico. Ele é responsável por adequar a quantidade e o tipo de luz às tarefas realizadas, segundo a legislação do Brasil. Assim, é possível evitar multas e perda de eficiência energética na indústria. 

Depois que esse cálculo for feito, você também pode adotar outras medidas para reduzir o consumo de energia:

A refrigeração também é importante 

Existem diversos tipos de refrigeração industrial. Alguns deles usam a água gelada como agente resfriador, que depois será transportada para diversos processos produtivos. Já outros contam com a ajuda do evaporador, que elimina o calor do ambiente, como nas câmaras frigoríficas. 

Para reduzir o consumo de energia elétrica, é necessário estipular um protocolo de manutenção preventiva que analise os itens essenciais para a eficiência energética na indústria. 

As dicas abaixo podem ser aplicadas para diminuir o consumo de energia de todos os tipos de refrigeração industrial:

Evite vazamentos no ar comprimido 

Sistemas de ar comprimido são muito utilizados no setor, e por isso, é necessário encontrar maneiras específicas de implantar a eficiência energética na indústria. 

Eles são usados para transmitir e armazenar energia em processos mecânicos, alimentando equipamentos pneumáticos, limpando peças sob pressão e resfriando componentes da fabricação. Mas também são insumos que representam uma grande parte do processo de fabricação, reagindo com componentes de fórmulas industriais. 

Por isso, o ar comprimido pode causar reações na indústria química, farmacêutica, alimentícia, eletrônica e semicondutores, além do ar preparado para procedimentos hospitalares. 

Veja abaixo como evitar o desperdícios e aumentar a eficiência energética industrial relacionada aos compressores de ar:

Elimine o desperdício dos transformadores e geradores 

Os geradores são usados para dar continuidade às atividades em caso de interrupção no fornecimento de energia. Já os transformadores adequam a eletricidade comprada ao uso industrial.

Falando especificamente dos transformadores, eles são usados para aumentar ou diminuir tensão e correntes elétricas, tornando a energia recebida da concessionária própria para uso, além de distribuí-la aos circuitos de acordo com as necessidades dos equipamentos.

Na maioria das vezes, a energia é recebida em alta tensão e baixa corrente para evitar danos ao sistema elétrico nacional. Mas, ao chegar na indústria, a tensão precisa ser reduzida pelo transformador para manter a segurança do local.

Dessa forma, os dois aparelhos são fundamentais, mas podem acabar desperdiçando energia, reduzindo a eficiência energética na indústria caso sejam utilizados de maneira errada ou não estiverem em boas condições. 

Sendo assim, confira nossas dicas para evitar esse cenário:

Cuidado com o ar condicionado 

O ar condicionado é utilizado pelas empresas e indústrias para manter a qualidade do ar em relação a temperatura, limpeza, umidade e movimentação. Isso faz com que os funcionários trabalhem de maneira confortável e produtiva dentro do ambiente e também ajuda em alguns processos específicos, como o funcionamento de data centers, controle de umidade de algodão na indústria têxtil, entre outras. 

Mesmo sendo fundamental para algumas operações, o uso constante de ar condicionado pode aumentar o valor da conta de luz. Veja o que fazer para diminuir esse impacto na eficiência energética na indústria:

Analise as instalações elétricas 

Ter instalações elétricas em condições adequadas vai fazer toda diferença na sua eficiência energética na indústria. 

É comum que as indústrias sofram com distúrbios energéticos, responsáveis por aumentar o consumo de energia. Esses problemas podem ser identificados na manutenção preditiva ou no laudo elétrico. 

Nesses processos, é possível analisar erros estruturais em transformadores, disjuntores, chaves, fusíveis, contadores de energia, barramentos e cabos que conduzem a energia para os pontos de utilização. 

Viu como manter a eficiência energética é mais simples do que parece? Se precisar de ajuda, conte com os produtos da MP Automação! Em caso de dúvida, basta entrar em contato conosco!

Sair da versão mobile